19 de Novembro de 2018
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Tricentenário 1717/2017

Terceiro Centenário da Colocação da Primeira Pedra da Basílica do Palácio Nacional de Mafra

Estamos perante o monumento português que melhor reflecte o que podemos chamar de Obra de Arte Total: arquitectura, escultura, pintura, música, livros, têxteis… enfim, um património tipologicamente diversificado, coerentemente pensado e criteriosamente encomendado para este Palácio/Convento/Basílica/Tapada e que aqui configura uma realidade única.

Com efeito, numa área com cerca de 40.000 m2, temos implantado um notável projecto de arquitectura que foi executado sem hiatos nem soluções de remedeio. De facto, aqui tudo é marcado por uma marca de qualidade que só a generosidade joanina podia e sabia exigir: excelência de materiais, soluções arrojadas e requinte de execução.

A Arquitectura modela funcionalidades ligadas por quilómetros de corredores e mais de 150 escadarias. A Engenharia perpassa por todo o monumento, desde o zimbório aos subterrâneos. Para Mafra, escolheram-se os melhores e escolheu-se do melhor: Ludovice e Custódio Vieira na arquitectura, Trevisani e André Gonçalves na pintura, Wolkmar Machado e Domingos Sequeira na pintura mural, Monaldi e Machado de Castro na escultura, Witlockx e Levache nos carrilhões, são alguns daqueles que contribuíram para configurar este património.

Quando visitamos este monumento sentimos que é uma experiência diferente. Diferente porque as singularidades que aqui são vivenciáveis não têm paralelo em qualquer outro sítio: um complexo Hospitalar do século XVIII, dois Carrilhões monumentais do século XVIII, um conjunto (único) de Seis Órgãos de tubos e uma das que por muitos é considerada como sendo a mais bonita Biblioteca histórica do mundo configuram este património que, na sua génese, é um Palácio do Rei, um Palácio da Rainha, um Convento franciscano, uma Basílica e uma Tapada.

O ano de 2017 foi um ano importante para o Palácio Nacional de Mafra que em 17 de Novembro celebrou o terceiro centenário da cerimónia de colocação da Primeira Pedra da Basílica. Foi um ano de comemoração e comemorar significou celebrar, significou homenagear, significou respeitar e é isso que nos compete fazer neste Monumento trezentos anos após a colocação da primeira pedra. 

As comemorações foram sinónimo de programas concretos de conhecimento do edifício e das suas colecções e, sobretudo, de qualificação de espaços e dos nossos mais singulares equipamentos. Conhecer e Qualificar, duas palavras-chave no ano de 2017.

Estiveram envolvidos nas comemorações a Direcção Geral do Património Cultura/Palácio Nacional de Mafra, a Câmara Municipal de Mafra, a Escola das Armas, a Tapada Nacional de Mafra e a Paróquia de Santo André de Mafra com um programa conjunto para assinalar este Tricentenário.

Próximos Projectos/Restauros
• Carrilhões (em curso)
• Pintura mural da sala do Trono (com o mecenato da Fundação BCP) 
 - concluído

Acessibilidades físicas e de comunicação (em fase de conclusão do processo)
• Elevador
• Acesso à Basílica
• Nova sinalética
• Novas tabelas nas salas
• Instalação de áudio-guias

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