A colecção de escultura do Palácio de Mafra é composta essencialmente por dois núcleos de importantes encomendas régias.
O primeiro compreende a estatuária da Basílica, encomenda de D. João V aos principais mestres italianos da época e constitui o maior núcleo de escultura barroca italiana existente em Portugal. Composto por 58 estátuas, vários relevos e um Cristo em Glória com Anjos em mármore de Carrara branco.
Abrange também os modelos de terracota destas estátuas, dos quais ainda se conservam 28 exemplares.
O segundo núcleo integra a produção da Escola de Escultura de Mafra, criada por D. José I em 1753 sob a direcção do mestre italiano Alessandro Giusti (1715-1799). É constituído pelos retábulos que substituíram as telas dos altares e as lunetas das capelas da Igreja
Compreende ainda os estudos em gesso para essas peças e ainda alguns trabalhos académicos de alunos que por aqui passaram.
De salientar, também, as peças da autoria de José de Almeida (1700-1769), como um medalhão de madeira utilizado na sagração da Basílica, um conjunto de esculturas de invocação franciscana e um presépio.
Num registo mais profano, o busto de D. João V da autoria de Giusti que é, segundo José Augusto França, o melhor busto do século XVIII em Portugal ou ainda o busto de D. Maria II, por Peter Turnerelli, pertencente ao rei D. Manuel II e que estava na sua residência de exílio em Fulwell Park, nos arredores de Londres.
(GC)

Presépio, José de Almeida (atrib), século XVIII |
Santos Mártires de Marrocos, autor desconhecido, século XVIII |
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Busto D. João V,
A. Giusti, 1748 |
Nossa Senhora,
José de Almeida, século XVIII |
Rebolo ou pedra de amolar.pdf