A colecção de pintura abrange Mestres da Escola Italiana da 1ª metade do século XVIII, com telas que pertenciam aos altares da Basílica e às principais salas do Convento.
Estão representados vários nomes importantes, como Agostino Masucci (1691-1758), com uma “Sagrada Família”, tela predilecta do rei D. João V.
Também Sebastiano Conca (1680-1764) com a tela “Imaculada Conceição”, tema de particular devoção da ordem fransciscana.
E ainda obras de Francesco Trevisani, Corrado Giaquinto, Giovanni Odazzi, Emanuel Alfani ou Pietro Bianchi e os portugueses André Gonçalves, Oliveira Bernardes e Vieira Lusitano, bolseiros do Rei D. João V na Academia de Portugal em Roma.
Mafra tornou-se o maior centro difusor do gosto romano da época, quer pela quantidade de obras, quer pela diversidade de artistas que para aqui trabalharam.
A colecção integra ainda pintores portugueses do século XIX, como António Manuel da Fonseca (1796 – 1890), com o quadroEneias Salvando seu Pai Anquises do Incêndio de Tróia de 1855, adquirido por D. Fernando II e elogiado pelo seu classicismo ou ainda obras de Silva Porto, Carlos Reis ou João Vaz, pertencentes à colecção pessoal de D. Fernando II, D. Luís e D. Carlos.
De destacar, ainda, as marinhas executadas pelo rei D. Carlos e um retrato do último rei de Portugal, D. Manuel II, pintado por José Malhoa em 1908 quando da sua subida ao trono.
(GC)

Retrato de D. Manuel II José Malhoa 1908 |
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Imaculada Conceição
Sebastiano Conca c. 1730 |
Sagrada Família
Agostino Masucci c. 1729 |