19 de Outubro de 2017
Utilize as teclas de atalho Alt+2 para navegar para a área de pesquisa do sítio web.
Utilize as teclas de atalho Alt+1 para navegar para a área de conteúdos do sítio web.

Carrilhões

O Real Convento de Mafra possui um conjunto de dois carrilhões ou seja uma série de sinos afinados musicalmente entre si. No caso de Mafra são noventa e oito sinos, o que os torna uns dos maiores carrilhões históricos do mundo.

Carrilhoes de Mafra
Carrilhões de Mafra 

Segundo a tradição, a mando d'El- Rei o Marquês de Abrantes procurou informar-se do preço de um carrilhão tendo-lhe sido indicado o valor de 400.000$00 réis, quantia tida como demasiado elevada para um país tão pequeno. Ao que D. João V, ofendido - era o monarca mais rico do seu tempo - terá respondido: “Não supunha que fosse tão barato;  quero dois!” Assim, foi executado em Liége, nas oficinas de Nicolau Levache, o carrilhão da torre norte e, em Antuérpia, na fundição de Willem Witlockx, o da torre sul.

 Carrilhão Norte
 Carrilhão da torre Norte
   Carrilhão da Torre Sul
   Carrilhão da torre Sul

Cada torre sineira tinha cinquenta e oito sinos, pertencendo a cada carrilhão quarenta e nove. Os sinos de primeira grandeza pesam cada um 625 arrobas [1 arroba = 14,688 kg] ou seja mais de 9.180 kg. Os de segunda grandeza pesam cada um 291 arrobas ou seja  4.270 kg cada, os de terceira 231 arrobas o que corresponde a 3.392 kg cada, os de quarta 99 arrobas pesam 1.454 kg. cada e assim vão diminuindo até sinos de 1 de arroba, os mais pequenos, com cerca de 15 kg cada um. Finalmente as rodas e engenhos dos carrilhões pesam 1.420 quintais [1 quintal = 58,752 kg] ou seja 83.427,84 kg .

 Sinos
 Sinos
 Mecanismo
 Mecanismo
 Cilindro
 Cilindro

Ambos os carrilhões são compostos simultaneamente por dois sistemas:
- O sistema mecânico funciona como um órgão de Barbieri, com dois enormes cilindros de bronze onde se colocam cavilhas representando notas musicais. Quando accionado pelo mecanismo dos relógios, o movimento dos cilindros faz as cavilhas baterem em teclas metálicas ou papagaios, movendo os martelos dos sinos de acordo com a melodia programada. O carrilhão mecânico tocava a todas os quartos, meias e horas certashoras, do nascer ao pôr- do-sol.
- O sistema manual é accionado por um carrilhanista, tocando com as mãos e os pés num teclado que faz accionar os badalos dos sinos.

Sistema Mecânico
Sistema Mecânico
 Sistema Manual
 Sistema Manual

Outros sinos pontuavam a vida do convento, como caso do Sino das Aulas, que marcava o início destas, o Sino da Enfermaria ou da Agonia, assim chamado pois era tocado quando algum frade estava próximo da morte, o sino do refeitório que tocava para assinalar as horas das refeições  por fim o sino da Féria, também chamado o sino do bacalhau, porque tocava apenas nos dias de jejum, às matinas, vésperas e horas da missa, como nos diz Frei João de Santa Ana.

 Sino da Aulas
Sino da Aulas

Carrilhões - saber mais.pdf

Lista de Conteúdos

  • Recomende este sítio web

Serviços do Site

Rodapé